Clube dos Carecas.

Clube dos Carecas.

O Clube é destinado a pessoas que passaram de alguma forma, pelo processo da calvície. Sofrendo, procurando soluções, sendo enganados, admirando e assumindo. Tudo é válido nesse mundo único que é dos Carecas.

Boneco mascote do Clube dos Carecas Yul com barba
Bonecos
Ver Mais
Camiseta Preta Clube dos Carecas/ frase
Camisetas
Ver Mais
Sabonete tira brilho para combater oleosidade da c
Oleosidade
Ver Mais
Headblade  Aparelho De Barbear  - AtX MOTO- REVERS
Depilatórios
Ver Mais
Espelho Antiembaçante Box Raspar a cabeça e barba
Antiembaçantes
Ver Mais
Instant Hair Plus - Todas as cores
Cosméticos
Ver Mais
Acessórios Clube dos Carecas
Acessórios
Ver Mais
Bonés personalizados Clube dos Carecas
Bonés
Ver Mais

Pelo Mundo

10 Coisas Mais Bizarras Já Tentadas Para Curar a Calvície

A busca pela cura da calvície é antiga e permeia culturas ao redor do mundo. Durante séculos, a humanidade tentou de tudo para restaurar os fios perdidos — com métodos que, aos olhos modernos, podem parecer estranhos, engraçados e até perigosos. Neste artigo, vamos explorar as 10 técnicas mais bizarras que já foram tentadas para combater a calvície.

1. Esfregar Fezes de Animais no Couro Cabeludo

Isso mesmo! Na Roma Antiga, era comum acreditar que esfregar fezes de animais, especialmente de aves, no couro cabeludo ajudaria a restaurar o cabelo. Acreditava-se que os nutrientes presentes nesses "ingredientes" fortaleceriam o couro cabeludo, estimulando o crescimento capilar. Felizmente, esse "tratamento" foi deixado de lado com o avanço da medicina.

2. Óleo de Cobra

Populares na época medieval, os óleos de cobra eram usados com a promessa de restaurar os fios. Supostamente, a força e a vitalidade desses animais seriam transmitidas para o couro cabeludo. Hoje sabemos que óleos de cobra têm poucos benefícios práticos e não estimulam o crescimento capilar.

3. Banho de Sangue Animal

Civilizações antigas, como os egípcios e gregos, já acreditaram que banhar a cabeça com sangue de animais jovens poderia transferir "força vital" e regenerar o cabelo. Esse método não só era ineficaz, como também trazia riscos de infecção e outros problemas de saúde.

4. Elétrons no Couro Cabeludo

Nos anos 1920, a eletricidade era considerada uma tecnologia "milagrosa" e era usada para tudo, inclusive tratamentos para calvície. Dispositivos de eletroestimulação eram aplicados no couro cabeludo na esperança de que a corrente elétrica estimulasse os folículos capilares. Apesar de popular, esse método nunca teve comprovação científica.

5. Esfregar Cebola no Couro Cabeludo

Em algumas culturas, acredita-se que a cebola, com seu cheiro forte e propriedades anti-inflamatórias, ajuda no crescimento do cabelo. Muitos esfregavam cebola crua no couro cabeludo diariamente, acreditando que isso estimularia os folículos capilares. Além de o tratamento não ter sucesso garantido, o cheiro forte da cebola é um desafio à parte.

6. Urina de Animais

Na medicina tradicional chinesa e em algumas tribos indígenas, o uso de urina de animais, como vacas e cabras, era um "tratamento" popular. Acreditava-se que a urina tinha propriedades revitalizantes que ajudariam a curar a calvície. Felizmente, esse método caiu em desuso com o tempo.

7. Raízes e Plantas Maceradas

Culturas ao redor do mundo usaram ervas e plantas trituradas como tratamento capilar. O gengibre, a babosa e a bardana eram ingredientes comuns, com preparações que envolviam amassar as plantas e esfregar no couro cabeludo. Hoje, alguns desses ingredientes ainda são usados em cosméticos, mas sem a promessa milagrosa de cura da calvície.

8. Massagens com Óleos Quentes

Embora não pareça tão bizarro quanto outros métodos da lista, a prática de massagens com óleos extremamente quentes foi popular em várias culturas. O objetivo era "revigorar" o couro cabeludo. Muitas vezes, o calor causava queimaduras leves, tornando o tratamento mais prejudicial que benéfico.

9. Comer Alimentos Exóticos

Em algumas culturas, o consumo de alimentos "revigorantes" era uma maneira de curar a calvície. Algumas tribos acreditavam que comer partes específicas de animais (como cérebro ou testículos) transferiria a vitalidade do animal para o ser humano. Embora esses alimentos possam ter benefícios nutricionais, eles definitivamente não possuem um "poder mágico" de fazer o cabelo crescer.

10. Aplicar Gordura de Urso ou Outros Animais Selvagens

Em regiões da Europa e América do Norte, algumas tribos indígenas e exploradores acreditavam que esfregar gordura de urso, lobo ou outros animais selvagens no couro cabeludo ajudaria a restaurar o cabelo. A gordura era considerada uma substância de cura e era usada em muitos rituais para saúde e proteção. Hoje, sabemos que a gordura animal não possui efeitos regenerativos para a calvície.

Conclusão

A busca por uma cura para a calvície continua, mas, felizmente, a ciência avançou e deixou esses métodos bizarros para trás. Atualmente, existem tratamentos mais seguros e eficazes, como medicamentos e até transplantes capilares, que realmente podem ajudar a restaurar o cabelo. O lado positivo de olhar para o passado é que podemos dar risada das tentativas absurdas e, ao mesmo tempo, valorizar os avanços da medicina moderna.

Apioadores